07 DEZ 2023
Oficina de capacitação sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico no Estado de São Paulo

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2023, o município de Registro sediou uma significativa oficina de capacitação sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico no Estado de São Paulo - ZEE-SP. Este evento, direcionado exclusivamente a técnicos das prefeituras do Vale do Ribeira, contou com a ilustre presença do engenheiro agrônomo Gabriel Fusco, diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, e de Marcelo de Souza Xavier, técnico agrícola representante da Estância Turística de Eldorado.

A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação de Municípios para a implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), integrando-se ao Plano de Implementação do ZEE-SP. Seu objetivo primordial consiste em disseminar conhecimentos acerca desse instrumento, abordando seus produtos, finalidades, aplicações e ferramentas. Essa abordagem visa facilitar a apropriação do ZEE-SP por agentes públicos locais, permitindo que os municípios utilizem-no como subsídio para compreender seus territórios em diferentes escalas e temas. Além disso, busca conferir concretude às orientações e recomendações estabelecidas pelas diretrizes do ZEE-SP, instituído pelo Decreto Estadual nº 67.430, de 30 de dezembro de 2022, que regulamenta o Zoneamento Ecológico-Econômico no Estado de São Paulo.

O Zoneamento Ecológico-Econômico emerge como um instrumento eficaz para o planejamento regional, oferecendo orientações claras para investimentos públicos e privados, assim como para estratégias de desenvolvimento. Suas recomendações e diretrizes são elaboradas em colaboração com governos locais, órgãos ambientais e autoridades setoriais.

Destaca-se, ainda, a relevância da RedeZEE-SP, estruturada por meio de uma plataforma tecnológica que possibilita a interação entre diversos atores envolvidos no Planejamento e Gestão Territorial Ambiental Integrada. Essa rede projeta e estrutura mecanismos tecnológicos de conexão e transação de informações espacializadas em um ambiente comum de análise e monitoramento. Essa abordagem forma uma rede de informações crucial para apoiar discussões sobre o planejamento ambiental sustentável, gestão e ordenamento territorial, focados na mitigação dos impactos ambientais e no suporte ao desenvolvimento sustentável.

Para acessar mais informações sobre a Rede ZEE-SP, visite o site oficial: https://redezee.datageo.ambiente.sp.gov.br/geonetworkzee/srv/por/catalog.search;jsessionid=055F0414B7AABDC0C615756AD2F1E9F7#/home