Ir para o conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Eldorado - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
NOSSA HISTÓRIA
foto
            O Vale do Ribeira:
         
            São descobertas as primeiras jazidas de ouro na região do Médio Ribeira. O precioso metal que resulta das lavagens na sub-bacia do Alto Ribeira, garimpado em Xiririca (nossa atual Eldorado-SP) e Sete Barras-SP, é transportado em canoas e fiscalizado no Porto de Registro do Ouro (atual Registro-SP).
        O patrimônio cultural do Vale do Ribeira é uma das características mais especiais da região. Comunidades caiçaras, indígenas, caboclas, de pescadores e de pequenos produtores rurais compartilham o espaço com 26 comunidades quilombolas reconhecidas (o maior número de comunidades remanescentes de quilombos em todo o Estado de São Paulo, sendo que outras 39 comunidades estão com processos de reconhecimento abertos). Essa diversidade cultural é raramente encontrada em locais tão próximos de regiões altamente urbanizadas, como São Paulo e Curitiba sendo que 13 dessas comunidades quilombolas são encontradas em nossa comunidade.
         No Vale do Ribeira também podem ser encontradas espécies raras de plantas como o cedro, a palmeira juçara, a canela, a araucária, além da diversidade de bromélias e orquídeas. Devido à exploração clandestina, muitas dessas plantas estão ameaçadas de extinção, como o palmito juçara.
No Vale do Ribeira especificamente, levantamentos preliminares encontraram na região dezenas de espécies ameaçadas de extinção: é uma situação de extrema gravidade. Entre as espécies estão o muriqui (monocarvoeiro), a onça-pintada, a jaguatirica, o veado campeiro, a jacutinga, o jacaré-de-papo-amarelo e o papagaio-de-cara-roxa, além de 42 espécies endêmicas (apenas encontradas nesse bioma) como o beija-flor rajado, o boto cinza, o zabelê e o mico-leão-da-cara-preta.
        A biodiversidade do Vale do Ribeira é imensa! Estima-se que em toda a Mata Atlântica existam 1,6 milhão de espécies de animais, incluindo os insetos. São aproximadamente 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 de répteis e cerca de 350 espécies de peixes.
          Do ponto de vista econômico, merecem destaque as atividades agrícolas para as culturas da banana, atividades pecuárias de rebanhos bovino e bubalino.
         Trata-se de uma área repleta de unidades de conservação ambiental e destaca-se no cenário nacional e internacional pela riqueza de recursos minerais e por ser a região que conserva o maior remanescente contínuo no cinturão do bioma de maior diversidade do mundo: Mata Atlântica. O sistema de drenagem é comandado prioritariamente pela Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.
Municípios do lado Paulista: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras.
  O Vale do Ribeira se divide em duas partes, a primeira parte no Estado do Paraná onde o Rio Ribeira nasce e a outra parte do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo onde o Rio Ribeira deságua no mar na Cidade de Iguape.
        
 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia