15 DEZ 2023
O prefeito Dinoel Pedroso Rocha assinou, no dia 13 de dezembro de 2023, mais um convênio do programa "Água é Vida"

Em um esforço contínuo para enfrentar o desafio do despejo irregular de esgoto sanitário doméstico, que representa uma ameaça à saúde pública e à preservação dos recursos naturais, o prefeito Dinoel Pedroso Rocha assinou, no dia 13 de dezembro de 2023, mais um convênio do programa "Água é Vida". A parceria foi estabelecida com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), por meio da CSAN (Coordenadoria de Saneamento Ambiental).

O convênio, de número 09/2023, tem como objetivo a execução de obras e serviços de infraestrutura, instalações operacionais e equipamentos, visando universalizar o acesso aos serviços públicos de saneamento básico em localidades de pequeno porte, predominantemente ocupadas por população de baixa renda. Esta iniciativa é parte do compromisso municipal em combater as doenças de veiculação hídrica e promover a sustentabilidade ambiental.

Desta vez, o novo convênio abrange oito comunidades rurais, incluindo os Quilombos do São Pedro, Pedro Cubas, Galvão e Sapatu (complementação), além dos bairros Mombuca, Funda da Serra, Rio das Pedras e Areado. O projeto contempla a instalação de 201 Unidades Sanitárias Individuais (USIs), totalizando um investimento de R$ 2.090.400,00.

Estas conquistas são resultados do trabalho incansável de cadastramento das localidades rurais, conduzido com eficiência e dedicação pelos técnicos do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, contando com o apoio fundamental das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) locais e líderes comunitários.

Com o somatório dos convênios do Programa "Água é Vida" em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, já são 962 Unidades Sanitárias Individuais (USIs) implementadas, totalizando um investimento de R$ 9.915.200,00. Este programa se destaca como um dos maiores impulsionadores dos serviços de saneamento básico não apenas no Vale do Ribeira, mas em todo o estado de São Paulo.

Expressamos nosso agradecimento especial aos parceiros que contribuíram para o sucesso dessa jornada, incluindo o grupo G9, UFABC, EAACONE, Itesp, Sabesp e FF. Através dessas ações, a municipalidade reitera seu compromisso com a preservação ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da comunidade eldoradense, resultando na significativa redução de despejos irregulares de esgoto doméstico na bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape.