12 MAI 2020
O Departamento Municipal de Educação de Eldorado retoma ano letivo mobilizando diferentes estratégias para realizar ensino remoto.

O distanciamento social ainda não tem data certa para acabar, sendo essencial manter as medidas de prevenção ao Covid-19 e consequentemente a suspensão das aulas presenciais nas escolas, demandando a reorganização do calendário escolar e o ensino remoto.

Portanto, neste tempo atípico que a sociedade vive, a tecnologia é essencial para garantir a continuidade do ensino. Sendo assim, o Departamento Municipal de Educação idealizou uma plataforma virtual, armazenada em formato de blog https://ensinocriativoeldorado.blogspot.com/, como recurso para compartilhar os conteúdos pedagógicos das escolas, oportunizando aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, acesso as atividades de casa.

A nova ferramenta está disponível em formato online, desde o dia 04 de maio, quando as aulas retornaram do recesso e das férias escolares. O material ficará disponível para consulta online, mas o aluno também terá a autonomia de salvar no dispositivo (desktop, notebook, tablets e até celular), para utilizar off-line. Para acessar o Blog não é necessário criar login e senha, o aluno terá de clicar na aba de acordo com o ano de escolaridade que está em 2020.

Além da plataforma, cada unidade de ensino ficou incumbida de  interagir com os alunos neste momento de quarentena através das redes sociais. Isso será importante para que os estudantes tenham contato com os docentes e solucionem possíveis dúvidas.

Outra ação envolve a utilização do aplicativo: APP: CMSP educação infantil e anos iniciais.

Essa é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) para apoiar a aprendizagem dos estudantes e a formação dos professores, com aulas de qualidade ao vivo, ao alcance de todos pela TV aberta (TV Univesp) e por aplicativo de celular gratuito, que não desconta da internet do aparelho.

Os conteúdos apresentados ficam disponíveis para consulta, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem, fomentando a cultura digital e permitindo maior conexão entre todos os integrantes da Rede, além de possibilitar aos estudantes uma participação ativa na aprendizagem, exercendo a autoria e o protagonismo.

Para fazer o download, basta entrar na loja da sua operadora de aparelho móvel, procurar pelo aplicativo do CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais e fazer o download. Para baixar é necessário possuir internet no aparelho (wi-fi ou dados móveis). Após a autenticação do aplicativo, você não será tarifado pela internet, que será custeada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Os alunos devem logar com:

USUÁRIO: Neste campo, digite o Registro do Aluno (RA) com dígito e sem os zeros da esquerda, seguido da sigla SP, tudo sem espaços e sem símbolos (traços ou barras). Exemplo: Se o RA do estudante é 000108643106-2/SP,

o usuário será: 1 0 8 6 4 3 1 0 6 2 S P

SENHA: A senha é a data de nascimento do estudante, com dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano. Ao todo, a senha tem oito dígitos, sem espaços e sem símbolos (traços ou barras). Exemplo: Se o estudante nasceu em três de agosto de 2007,

a senha será: 0 3 0 8 2 0 0 7

Em caso de dúvida procure a unidade escolar do estudante

Fonte: Departamento Municipal de Educação