10 SET 2021
NOTA OFICIAL | COVID-19 - Casos com variante Delta (AY4), em Eldorado
A Prefeitura de Eldorado, através do Departamento de Saúde, após comunicado do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), confirma 19 (dezenove) casos com variante do vírus SARS-CoV-2 - Delta (AY4)  no município. A informação foi recebida na tarde desta sexta-feira, dia 10/09, com o resultado dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz - IAL.

As amostras foram coletadas entre os dias 22 e 26 de agosto de 2021, e estão concentradas em alguns núcleos familiares, o que inicialmente facilita o monitoramento. Vale ressaltar que, todos os pacientes suspeitos e/ou confirmados com Covid-19 (sendo com a variante Delta ou não) são acompanhados através de isolamento pelo Departamento de Saúde.

As autoridades sanitárias destacam que, se comparada as outras variantes, a delta é preocupante porque tem se espalhado muito rápido e provocado quadros mais graves da doença, principalmente em pessoas não vacinadas, sendo responsável por nova onda de infecções em países como Israel, Estados Unidos e China.

Neste período que o Estado vem flexibilizando as medidas de restrição de enfrentamento à Covid-19, a Vigilância em Saúde destaca que é muito importante aderir à vacinação e reforça também que todos continuem a usar máscara, mesmo já estando vacinadas, evitem aglomerações e higienizem as mãos com frequência.

Em caso de sintomas suspeitos de Covid-19, as pessoas devem procurar atendimento médico imediato no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, localizado no Pronto Atendimento Municipal (antiga Santa Casa).

O alerta é para que toda a população reforce as medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara e também higienização das mãos.

A secretaria de Saúde destaca que se houver "um agravamento do quadro epidemiológico, que é o aumento do número de casos ou aumento da incidência, a Prefeitura terá que tomar medidas coletivas para a proteção de toda a população, o que impactaria na flexibilização das atividades”.

Reinteramos ainda a importância de que todos tomem a vacina contra a Covid-19. O calendário está atendendo ao público acima de 12 anos nas Unidades de Saúde do município com a primeira dose. A aplicação de segunda doses também está sendo ofertada, para as pessoas que já receberam o imunizante.

É obrigatório comparecer portando documento com foto, CPF, comprovante de residência no próprio nome ou no nome do responsável legal. No caso de 2ª dose, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto e carteirinha de vacinação.