05 SET 2023

Em honra ao 12º Aniversário da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (COOPAFASB), o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Gabriel Fusco, e o técnico agrícola, Sr. Tercides Rodrigues de Freitas, participaram no dia 01 de setembro de 2023 de um evento notável: o JUÇARAMA. Este evento, uma iniciativa inspiradora e prioritária da agricultura familiar local, marcou uma celebração de troca de experiências e o espírito de economia solidária.

Durante essa ocasião, uma variedade de eventos técnicos, culturais e sociais foram destaque:

🌴 Reunião do APL Juçara: O encontro do Arranjo Produtivo Local da palmeira-juçara (APL Juçara) reuniu agricultores-coletores e diversos indivíduos e instituições comprometidos com a conservação e o manejo sustentável dessa espécie na região. A Reunião do APL Juçara ocorre anualmente, fortalecendo a integração da cadeia local de produção e serviços ambientais. Durante o evento, resoluções para a próxima safra (mar.-mai.) foram encaminhadas, arranjos operacionais e financeiros foram finalizados, e o compromisso com a proteção da floresta foi renovado.

🌴 Oficina - Descobrindo a cerveja com sabor e sustentabilidade: Realizada pela Acolina - Experiências na natureza e cultura cervejeira no Sítio Colina das Goiabeiras, esta oficina de Educação Cervejeira ofereceu a oportunidade de explorar o cultivo de lúpulo agroecológico, um ingrediente fundamental na produção de cervejas. Além disso, os participantes puderam conhecer soluções inovadoras e sustentáveis, como o ecossaneamento para o tratamento de resíduos, e entender a importância da produção de alimentos de forma sustentável através de uma horta agroecológica.

🌴 I Floresta - Roça – Mesa: Durante esse evento significativo, foram realizadas rodadas de conversa sobre o tema "agricultura familiar e suas interações com a conservação da Mata Atlântica e a segurança alimentar regional". A primeira rodada concentrou-se na "coleta de sementes no âmbito da agricultura familiar do Vale do Ribeira paulista" e contou com a participação de representantes de diversas organizações. A segunda rodada abordou o "fortalecimento da agricultura familiar para promover a segurança alimentar regional" e também contou com a participação de representantes de várias instituições.

Queremos expressar nossos sinceros agradecimentos à coordenação do evento pelo convite e a todos os participantes que generosamente compartilharam suas experiências enriquecedoras. Que continuemos a celebrar a agricultura familiar e a sustentabilidade em anos vindouros! 🌱🤝

COOPAFASB #AgriculturaFamiliar #Sustentabilidade

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024