27 NOV 2023
Programa "Água é Vida"

Em uma incessante busca por soluções frente ao desafio do despejo irregular de esgoto sanitário doméstico, fator preponderante na disseminação de doenças de transmissão hídrica e contaminação dos recursos naturais, o prefeito Dinoel Pedroso Rocha reiterou seu compromisso no dia 22 de novembro de 2023, ao assinar um novo convênio dentro do programa "Água é Vida". Dessa vez, a parceria firmada foi com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), por meio da CSAN (Coordenadoria de Saneamento Ambiental).

O foco principal do convênio 04/2023 é a realização de obras e serviços de infraestrutura, instalações operacionais e aquisição de equipamentos, visando a universalização do acesso aos serviços públicos de saneamento básico em localidades de pequeno porte, majoritariamente habitadas por população de baixa renda.

Abrangendo os bairros da Poça (complementação), Meninos, Cristóvão e Turvo da Etá, o convênio prevê a implementação de 313 Unidades Sanitárias Individuais (USIs), totalizando um investimento de R$ 3.255.200,00. Essa iniciativa representa um passo significativo na redução dos despejos irregulares de esgoto doméstico na bacia hidrográfica do rio Ribeiro Iguape.

Estas conquistas são resultados diretos do árduo trabalho realizado de forma contínua no cadastramento das localidades rurais do município. Esse processo é conduzido com notável eficácia e dedicação pelos técnicos do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com o imprescindível suporte das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) locais.

A concretização desse convênio não apenas evidencia o comprometimento da municipalidade, mas também reforça a implementação de ações efetivas voltadas para a preservação ambiental, sustentabilidade e, acima de tudo, para a melhoria significativa da qualidade de vida das famílias em Eldorado.