12 FEV 2019
FIQUE ALERTA | DISQUE 199 - DEFESA CIVIL

Em casos de alagamentos, inundações, desabamentos, incêndios ou desastres naturais, você sabe para que número ligar? É só ligar (13) 9 8120 3786, (13) 9 9673 4984  ou disque 199.

A DEFESA CIVIL

A Defesa Civil conta com profissionais ligados a Prefeitura e que desenvolvem dentro do município ações emergenciais como: atendimento a vítimas de enchente; acompanhamento preventivo e de urgência em casos de escorregamentos e deslizamentos de terra; apoio a vítimas de catástrofes naturais; vistorias técnicas de análise de risco; operação limpeza de ruas inundadas; monitoramento de edificações com problemas estruturais, entre outras situações semelhantes às mencionadas.

Para se prevenir nesse período chuvoso no Vale do Ribeira, a Defesa Civil emitiu uma série de orientações práticas para garantir uma maior tranquilidade, mesmo em dias turbulentos.

Nesses períodos, é preciso ficar atento quanto à estrutura das casas e locais que possam apresentar perigo de desabamento, inclusive na Zona Rural.

Diante de uma situação de iminente perigo, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro. Ainda, devem evitar se locomover pelas enxurradas, não se abrigar embaixo de árvores e não utilizar equipamentos elétricos em lugares úmidos.

Além das técnicas de proteção que sempre são passadas as pessoas precisam se conscientizar quanto aos cuidados antes dos períodos chuvosos, como o descarte incorreto do lixo, que reflete negativamente, causando grandes danos durante e depois das chuvas.