Nesta quinta-feira (26), o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Dr. Fernando José da Costa, esteve em Eldorado visitando, as comunidades quilombolas de Poça, Ivaporunduva e Sapatu. A visita foi acompanhada pelo diretor executivo em exercício da Fundação Itesp, Marco Silva, pelo Prefeito de Eldorado, Dinoel Pedroso Rocha e por outras autoridades locais.
A agenda começou às 09h00 na Comunidade Quilombola de Poça, que conta com 36 famílias. Onde foi recebido pelo presidente da Associação Remanescente do Quilombo Poça, Paulo Tavares da Costa.
Em seguida, às 10h30, o secretário seguiu para a Comunidade de Ivaporunduva, onde foi recepcionado pelo líder comunitário, Benedito Alves da Silva, o “Ditão”. Na ocasião, ele visitou a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída por volta de 1775, localizada às margens do Rio Ribeira.
Já às 11h45 o secretário participou de uma reunião com o coordenador do Programa Vale do Futuro, Gilmar Viana, e com representantes de comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira. O evento aconteceu no Núcleo de Formação Profissional Quilombo André Lopes (ETEC), em Eldorado.
A reunião teve como objetivo fazer uma perspectiva para o fortalecimento das políticas públicas até então empreendidas pelo Governo do Estado e, a possibilidade da criação de novos caminhos que fomentam o desenvolvimento e a autonomia da população quilombola, com o Programa Vale do Futuro.
No encontro, a coordenação do Programa Vale do Futuro e as lideranças locais tiveram a oportunidade de estabelecerem um importante canal de comunicação e uma parceria de sucesso, fundamentais na execução e nos resultados. No local também houve a assinatura de Convênio de Regularização Fundiária de 7.450 unidades imobiliárias com os municípios de Miracatu (2.750), Cajati (3.000), Sete Barras (1.400) e Iporanga (300).
Por fim, às 14h30, o secretário visitou os quilombolas de Sapatu, também no município de Eldorado. A comunidade conta com 82 famílias numa de 3.711,62 hectares e foi reconhecida como remanescente de quilombos em 2001. Ele foi recebido na comunidade pelo artesão Ivo Santos Rosa.
O Vale do Ribeira é a região que concentra o maior número de comunidades quilombolas do Estado, com 29 territórios reconhecidos como remanescentes de quilombos.