28 FEV 2020
Programa Prospera

Os jovens do Vale do Ribeira contam com uma iniciativa inovadora que apoia a realização de sonhos de 4 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual: o Programa Prospera. A ação foi lançada em 12 de novembro pelo Governador João Doria e pela Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

“A iniciativa procura por jovens que têm planos, por meio de um apoio financeiro para os projetos de vida dos alunos. Esse recurso pode ser investido, por exemplo, na faculdade, em uma microempresa ou no negócio dos pais dos estudantes”, explica Célia Parnes.

“O Prospera é um grande empurrão inicial, com o recurso recebido na poupança, todos os anos, se os jovens frequentarem a escola de maneira assídua e acompanharem as capacitações que compõem o programa”, acrescenta a Secretária.

A ação da pasta estimula a autonomia, o desenvolvimento pessoal e profissional e o incentivo para que o jovem seja um vetor de mudança e um agente ativo para o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário na região, dentro do Programa Vale do Futuro, que estimula a educação e geração de renda no Vale do Ribeira.

Pilares

A ação dará ao aluno uma oportunidade para investir nos projetos profissionais com base na sua história de vida de maneira:

– Apoiada, com o acompanhamento de um tutor que irá orientá-lo a desenvolver as capacidades profissionais, competências técnicas e habilidades sócio emocionais, por meio da elaboração de um projeto de vida;

– Estimulada, através da transferência de recursos financeiros para poupança, a cada aprovação entre anos letivos, ao longo do período do programa, visando à posterior utilização dos recursos para realizar o projeto de vida;

– Formadora, com a oferta de capacitação técnica, educação financeira, empreendedorismo, tecnologia e vouchers para cursos alinhados às projeções ao futuro;

– Interativa, por meio do uso da tecnologia para engajamento e adesão ao programa, incentivando o protagonismo jovem.

Proteção social

O Prospera também contará com ações de proteção social para atrair os jovens que estão fora da escola, de modo a proporcionar a garantia de direitos e acesso às oportunidades no Vale do Ribeira.

“Vejo que as pessoas aqui ficam meio desmotivadas. A evasão escolar é frequente”, afirma a estudante Kettleyn de Souza, de 17 anos. “Tenho fé que um dia conseguirei realizar meus sonhos e poderei dar orgulho para a minha mãe”, revela Marcelo Rodrigues, de 17 anos.

Vitor Hugo Nardes, também de 17 anos, destaca como o programa pode modificar o panorama na região. “Trazer um projeto que consiga aumentar a oportunidade de emprego e as chances dos jovens é a melhor coisa do mundo”, avalia o aluno.

Os interessados em participar da iniciativa podem obter informações para a pré-inscrição pela internet.

Como funciona?

-Ao longo do programa você terá a oportunidade de participar de uma série de capacitação e atividades práticas.

-Elaboração do "Projeto Vida" com a ajuda de um Tutor.

-Ao terminar o ensino Médio, você será contemplado com uma poupança de até R$5.000,00, dependendo do ano letivo que entrar no programa.

Como participar?

-Estar matriculado entre o 9º ano do ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

-Renda média familiar de até 1/2 salário mínimo por pessoa.

Inscrições

Você pode se inscrever pela internet, pela internet, acessando este link (abre.ai/partiuprospera); ou preenchendo o formulário disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).