13 JUL 2020
Cadastro Único

SAIBA MAIS SOBRE O CADASTRO ÚNICO

O programa é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

PODEM SE INSCREVER NO CADASTRO ÚNICO

-Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;

-Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou
-Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Observação: Pessoas que vivem em situação de rua, sozinhas ou com a família, também podem ser cadastradas. Nesses casos citados o usuário deve procurar o CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) do Município e se informar como deverá proceder para ser incluída do Cadastro Único.

QUANDO ATUALIZAR O CADASTRO ÚNICO?

É fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias e deve ser feita:

• Sempre que houver alteração na composição familiar, no endereço ou nas condições socioeconômicas;
  • Não havendo mudanças, no prazo máximo de 24 meses, contados da data da última entrevista.

As informações prestadas pela família são autodeclaratórias conforme penas da Lei (Art. 299 do Código Penal

Devido ao atual cenário de pandemia, as atualizações de cadastro de beneficiário do Bolsa Família continuará suspensa e de acordo com a Portaria nº 387 do Ministério da Cidadania também não haverá bloqueado ou suspensão do pagamento do benefício nesse período.

CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Praça Nossa Senhora da Guia, nº 41, Centro, Eldorado/SP CEP 11.960-000.

Telefones: (13) 3871-3095

E-mail: cras@eldorado.sp.gov.br