12 AGO 2020
NOTA DE ESCLARECIMENTO: FALTA DE MEDICAMENTOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO: FALTA DE MEDICAMENTOS

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, por meio do Departamento Municipal de Saúde, informa que estão em falta alguns medicamentos, na Farmácia Municipal, esclarecemos também, que não se trata de falta de planejamento ou gestão por parte do Município, ocorre que por conta do atual cenário, que estamos enfrentando desde o início de Março desse ano, em que se instalou de maneira crescente a pandemia em todo o território nacional, foi necessária a adoção de mudanças nos hábitos e cotidiano.

Por consequência da pandemia, há grande escassez de matéria prima e insumos ativos para a produção de medicamentos, dado que grande parte desses é proveniente de países que foram o foco da doença, como a China, a Índia e outros.

Além da falta de insumos para produção dos medicamentos, diversas empresas fornecedoras de medicamentos para a Prefeitura e Estado estão cancelando os pedidos de itens das atas de registros de preços, o que contribui também na dificuldade de suprir os estoques.

Sendo assim, a falta de medicamentos não é exclusividade do município de Eldorado, pois se dá em nível nacional, há inclusive falta desses medicamentos nas farmácias comerciais, como por exemplo a Azitromicina 500 mg.

Vale lembrar que medicamentos como Oseltamivir 30. 45 e 75 mg, assim como a Cloroquina serão enviadas pelo Governo Federal, esse que detém a função de fornecimento dos mesmos, pois não fazem parte da lista dos medicamentos fornecidos pelo município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024