01 MAR 2021
Comitiva de Eldorado realiza visita técnica no município de Leme, com objetivo de parcerias e trocas de experiência exitosas de projetos.

Na última sexta-feira (26), o Prefeito de Eldorado, Dinoel Pedroso Rocha, a Primeira Dama e Presidente do Fundo Social, a Sra. Marli e o Diretor do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social e Juventude, Glauco Gonçalves, realizaram visita técnica no município de Leme, interior de São Paulo, lá foram recepcionados calorosamente pelo Prefeito da cidade, Sr Claudemir Borges e pela Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, a Sra. Josiane, na sede da Secretaria.

O motivo da visita se deu a partir de contato do Diretor do Departamento Social de Eldorado, na busca por parcerias e trocas de experiências exitosas de projetos em andamento naquela cidade (Leme). Após a recepção inicial, fez-se a visita a diversos projetos existentes, tendo início pela Casa da Mulher, o projeto consiste no apoio às mulheres que passaram por situações de abuso e/ ou violência, com suporte Psicológico, cursos rápidos de geração de renda, atendimento com advogado e Assistente Social. Visitou-se em seguida a Guarda Mirim que é referência naquela região. A dirigente daquele projeto colocou-se a disposição para apoiar e auxiliar em todos os passos e processos para implantação. O Prefeito Dinoel pediu empenho e dedicação ao Diretor Glauco para que essa realidade venha se concretizar em nossa amada cidade, dando mais espaço e oportunidades aos jovens.

Após, conheceu-se os espaços do Centro de Convivência do Idoso, local amplo que oferta diversas atividades a turma da melhor idade, com pista de Malha e Bocha, quadra coberta, espaços de música, artesanato, culinária entre outros, logo após, dirigiram-se a Casa Dia do Idoso, uma espécie de creche para os idosos, com espaços lazer, sala de televisão, refeitório e atendimento com Assistente Social, Psicólogo e Enfermeira.

Visitaram também o centro de Referência ao Adolescente, esse espaço serve de apoio aos jovens, no intuito também de promover qualidade de vida, inserção na vida profissional, e aprimoramento da convivência em sociedade. Ofertam atividades culturais, de lazer e asseguram alimentação, o adolescente participante é acompanhado por equipe técnica, como Pedagogo, Assistente Social e Psicólogo.

Em seguida, dirigiram-se ao Centro de Geração de Trabalho e Renda, nesse local, funcionam diversas oficinas de capacitação para jovens e adultos, com oferta de cursos de cabeleireiro, nível básico e avançado. Beleza e cosmética, corte e costura e demais áreas, todos no intuito de alavancar e promover a autonomia e independência no indivíduo. E por fim, visitou-se o Centro de Referência da Pessoa com Autismo, local coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Saúde, lá, o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista recebe atendimento especializado, como Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Serviço Social, sempre com foco no aprimoramento da qualidade de vida e na independência e autonomia do indivíduo. Os pais também recebem suporte do Serviço Social e Psicologia, para orientação.

Agradecemos novamente, a calorosa recepção e a disponibilidade em nós atender e compartilhar experiências e saberes. Foi de grande valia o momento e nos provocou a buscar mais excelência e ideias para promoção de projetos em nossa amada Eldorado.