Santuário Nossa Senhora da Guia
O que fazer?
Sobre o local

Telefone: (13) 3871-1215

A Igreja foi construída em 1757 e, no mesmo ano, recebeu a imagem de Nossa Senhora da Guia, a qual tornou-se padroeira da cidade.

A família Veras deixou sua marca na história quando fixou sua residência no atual  Distrito de Itapeúna em mais tarde, em 1757, ao vir para Freguesia Velha, tendo doado duas casas para construção de uma capela em frente ao Ribeirão Xiririca, nome que, no antigo idioma tupi, significa ‘águas correntes’, origem do antigo nome da cidade.

Por ser uma área baixa de constantes alagamentos provocados pelas cheias do Rio Ribeira de Iguape, fez-se necessária a mudança da Vila para um local acima, onde foi construída a nova Igreja Matriz, com sua torre voltada para o rio, e mais tarde, invertida - como apresenta-se até os dias de hoje.

Festividades Municipais:

10 de março – Aniversário da cidade;

Shows, apresentações e a tradicional seresta alvorada;

Corpus Christi – Festa religiosa onde tem-se por tradição a decoração das ruas para a procissão do Santíssimo Sacramento - esta por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes;

De 30 a 8 de Setembro - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia.

Local: Praça Nossa Senhora da Guia, 103 – Centro – Eldorado-SP