20 KM da Malha Urbana/CAT
Líder comunitário: Dirceu (13) 99733-3557
Visita com agendamento: O ingresso custa R$ 20,00 (crianças de até sete anos pagam R$ 10,00)
Aldeia indígena tupi-guarani, com aproximadamente vinte famílias, as quais vivem de agricultura de subsistência, produzem materiais artesanais ligados à cultura indígena e promovem eventos culturais e esportivos ligados à tradição de seus antepassados.
A localidade conta com os ensinamentos dos pajés, do cacique Timóteo Popygua sobre os espíritos das florestas, as entidades da mãe-natureza que ressoam desde sua ancestralidade e que regem a vida das famílias indígenas.
Às margens do Rio Takuari, encontra-se a reserva indígena, contendo 2278 hectares de Mata Atlântica. A área abriga grande diversidade de fauna e flora da região, típicas da Mata Atlântica, que vêm sendo preservadas pelas famílias indígenas dali.
Um dos significados da palavra "xondaro" remete a uma dança (xondaro jeroky) tangará em que os guaranis treinam sobretudo suas habilidades de esquiva.
Ensinamento da arte do xondaro e a sua importância para o povo Guarani. O xondaro também é um ritual de iniciação e transição da fase de adolescência para a vida adulta. O xondaro está muito presente no dia a dia de cada indivíduo guarani, nele são ensinados três aspectos fundamentais, na concepção singular, classifico através de movimentos corporais, comportamentais e espirituais. A partir desses três aspectos que incorporam outros temas também, trazer informações da memória como, por exemplo, as crianças, por exemplo, desde que nascem vão se familiarizando com o som e a melodia, e assim sucessivamente ao crescer vão integrando o universo xondaro. Abre o leque da tradição guarani, afirmar que a casa de reza (Opy) é o centro de aprendizagem Guarani. As famílias, as casas, as aldeias pertencem a esse imenso universo e neste caso o Xondaro seria extensão da casa de reza. Comparado com ensino acadêmico vigente no país, o Xondaro também pode ser sinônimo de atividade de campo, prática e pesquisa para o povo Guarani.
Banheiros: Sim
Lanchonetes e restaurantes: Não
Estacionamento: Sim