Trilha do Bugio e Cavernas do Complexo do Rolado
O que fazer?
Sobre o local

Localiza-se a 42,8 quilômetros de malha urbana/CAT - 50 minutos
São cinco quilômetros de percurso pela Mata Atlântica com acesso pelo Parque Estadual Caverna do Diabo, trilha parte da Cachoeira do Araçá pertencente à Caverna do Diabo e seguindo até as terras do quilombo André Lopes. Ao todo, são duas horas de trilha até a Caverna e mais duas horas de roteiro dentro da Caverna.
A Trilha do Bugio, que segue pela mata e pertence ao quilombo André Lopes, nos levará até a entrada das cavernas do Complexo do Rolado. Teremos a oportunidade de desfrutar das belezas da floresta e ainda ter a chance de encontrar pelo caminho algum de seus moradores, como o Macaco Bugio que, devido à sua presença na região acabou, "batizando a trilha".
 A Trilha do Bugio, com cerca de cinco quilômetros, passa pela Cachoeira do Araçá e pelas Grutas do Rolado I, II e III. Durante a caminhada, o turista poderá ver trechos com mata em estado de regeneração e, o que é melhor, nativa. É necessário usar capacetes e equipamentos de proteção recomendados pelo monitor, além de roupas adequadas, calças compridas e calçado fechado.
Dificuldade: Média
Local: Acesso pelo Parque Estadual Caverna do Diabo